segunda-feira, 23 de março de 2015

Afinal... A patita não estava partida

Passámos um susto enorme. Levámos a gata ao veterinário com uma suspeita de pata partida (estava - e está - praticamente solta, sem que a gata consiga apoiá-la no chão) e acabámos a descobrir que a bichana, apesar de todos os desparasitantes e mais alguns que são supostos e que estavam em dia, tinha sido picada/mordida por um qualquer bicharoco que lhe deixou um parasita no sangue, daqueles tão bons, tão bons, que a gata em pouquíssimos dias perdeu metade do seu peso, ganhou uma anemia brutal, ficou com um nível de desidratação assustador e quase que ia desta para melhor.

Eu tinha notado alguma prostração nos últimos dois ou três dias, mas como a gata é muito independente e gosta é de estar sossegada no seu canto, nunca me passou pela cabeça uma coisa destas... Enfim. Ficou internada desde 5ª feira até sábado, sob vigilância permanente. Fomos vê-la todos os dias e notava-se que ela estava em sofrimento, não só por estar doente, mas porque no internamento estavam outros animais, nomeadamente cães e um pato, que grasnava que nem um louco, e ela fica muito stressada com outros bichos por perto...

Por isso falámos com a veterinária e, com muito receio mas certos que conseguiríamos fazer tudo o que pudéssemos pela bichana, trouxémo-la para casa no sábado, na condição de lhe darmos a medicação sem falta e vigiarmos eventuais vómitos e diarreias, confirmar que come, que bebe água, etc. Tivemos que comprar uma "jaula de contenção" própria para ela estar mais protegida, porque afinal a pata ainda esta quase solta e conseguirmos vigiar tudo, mas decididamente, fizemos bem em trazê-la para o ambiente dela!

De uma gata que, na 5ª e na 6ª feira nem a cabeça levantava porque não tinha forças, hoje, quando a levámos à consulta de seguimento, a veterinária até ficou de boca aberta! Já reclama, já se levanta (torta, mas levanta), engordou quase 500g, já dá as suas voltinhas... Não imaginam o alívio.

Sim, alívio... Porque entre 5ª e sábado a minha pessoa nem dormiu, só chorou, com medo que a gatita não sobrevivesse, com sentimentos de culpa por não me ter apercebido mais cedo, etc. Agora felizmente estou mais calma; e a gata também! Se amanhã me lembrar, tiro uma foto ao novo "quarto" da bichana, que ela adora... Nós bem que a tiramos de lá, abrimos a porta e tal, mas ela gostou mesmo dos seus novos aposentos :)

Sobre a patita, ainda vamos esperar mais uns dias, para ela ficar mais forte, fazer novas análises e depois então ver bem o que se passa e como se pode tentar resolver a situação. Mas partida não está, porque já fez radiografias e não se viu nada partido!

Sem comentários:

Enviar um comentário