quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Reflectindo #1

Todos os anos (pelo menos os últimos 4 ou 5) dou comigo a chegar a Dezembro... Aquele mês em que toda a gente faz o balanço do ano que passou e pensa nos objectivos que quer atingir no ano seguinte. E também todos os anos chego à mesma conclusão: que não cumpri os objectivos a que me propus. Este ano, cheguei a essa conclusão, mas também a uma outra: grande parte da culpa (senão toda, mas deixo aqui um espacinho para factores externos incontornáveis, já que eles existem, por mais que nós queiramos!) é minha, por um lado porque os objectivos não são bem pensados e formulados, por outro lado porque não penso a sério sobre o ano que está a terminar e por outro ainda, porque não me organizo de forma a ter os meus objectivos sempre presentes.

Por isso, a par da organização da casa, tenho também passado algum tempo a explorar formas de fazer uma introspecção a sério sobre o ano que está prestes a terminar, ideias para me organizar nas minhas rotinas e ainda uma maneira de não "esquecer" os objectivos que pretendo estabelecer para o próximo ano.

No meio destas minhas pesquisas, dei de caras no Pinterest com uma lista de questões que me pareceram extremamente adequadas aos meus propósitos - umas para pensar sobre 2014, outras para me questionar ao longo de 2015 e não perder o "norte". Ao que parece, a lista de perguntas faz parte do Passion Planner, que também me parece bastante interessante mas que, na realidade, não se adapta aos meus objectivos de organização nem às minhas rotinas :(

Deixo-vos aqui a lista de questões (com uma tradução livre, já que o original está em inglês) referente ao final do ano, caso alguém queira fazer este exercício:

  1. De 1 a 10, como é que me sinto em relação ao ano que agora termina?
  2. Qual foi o meu dia mais memorável e porquê?
  3. O que é que eu faria de forma diferente? Porquê?
  4. Quais foram os acontecimentos mais importantes de 2014 para mim e porquê? Listar os 3 mais importantes.
  5. De que maneira é que eu estou diferente agora em relação ao final do ano passado?
  6. Em que é que eu posso melhorar no próximo ano?
  7. O que é que eu fiz este ano que eu ache que me vou lembrar para o resto da minha vida? Como é que posso vivenciar mais experiências semelhantes?
  8. Quais foram as coisas que eu fiz ao longo deste ano que me deixam orgulhosa?
  9. Qual foi a parte mais difícil do ano para mim e como é que lidei com ela?
  10. Quais foram as três coisas mais importantes que eu aprendi este ano?
  11. Em que área é que eu acho que melhorei mais?
  12. Que conselho é que eu daria a um "eu" mais novo?
  13. O que é que eu espero alcançar no próximo ano?
Se eventualmente conseguir arranjar respostas para isto tudo - ou quase tudo - comprometo-me desde já a partilhá-las com vocês, sejam elas positivas ou negativas :)

1 comentário:

  1. Eu não gosto muito de pensar em planos muito grandes tenho medo que corra mal :X mas, comecei pelas limpezas de final de ano e dei meia volta á casa Já meti muita coisa fora acumula-se muita coisa durante o ano sem nos aperceber-mos!

    ResponderEliminar