sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Organização na cozinha: Pormenores que fazem a diferença - Parte 2

Ora na sequência do post de ontem, vamos lá aos restantes pormenores de que dei conta na minha cozinha!

Falemos sobre frascos e outros recipientes recicláveis e reciclados: Eu guardo (ou guardava) praticamente tudo; de tal forma que só o armário que vêem na foto abaixo - com 3 prateleiras - estava repleto de recipientes desse género porque... Um dia podia precisar deles!


Pois que agora fiquei só com os que vêem na imagem, mais dois ou três que estão a uso no frigorífico. Chegam e sobram e se for preciso, há sempre novos recipientes que se compram. Ganhei espaço e consegui arrumar nas outras prateleiras algumas coisas que estavam a incomodar noutros armários e até mesmo espalhadas pela cozinha porque não sabia onde as arrumar.

Então e aquelas coisas miúdas (e outras não tão miúdas) que dá sempre jeito ter à mão?


Pois que estão nestes 3 cestos. O mais pequeno era o suporte de talheres da máquina de lavar louça antiga e que na altura (há uns bons 3 ou 4 anos) eu resolvi guardar; tem lá as molas para fechar sacos, tesoura, descascador de legumes, medidores coador, isqueiro de fogão, abre-latas, abre-garrafas... E as divisórias dão muito jeitinho porque as coisas não se misturam lá dentro.

Os cestos maiores são de plástico e já tiveram muitas funções cá em casa: já estiveram na despensa com batatas e cebolas, já estiveram em cima da mesa a servir de fruteira, já estiveram no meu quarto a servir de apoio à muda da fralda do meu filho, já estiveram quase a ser "despachados" e agora descobri que encaixam perfeitamente no espaço entre a bancada e os armários superiores, num canto morto da bancada. O cesto de cima tem a mandolina e respectivos acessórios; o de baixo tem as "miudezas" - ralador, palitos, sal de mesa, acessório para cozer a vapor, uma caixa de fósforos, etc.
E por baixo pus uma caixa de pão que também andava por aí aos caídos, onde agora vou colocando os pães que o meu filho traz da escola para depois os aproveitar (antes guardava-os num armário, assim também libertei esse espaço)


Ao lado dos cestos coloquei um suporte para livros, vindo dos tempos em que ainda trabalhava e nele coloquei as tábuas de cortar, que assim ficam à mão e arrumadinhas!


Tenho uma calha de metal colocada por baixo dos armários superiores (não está na parede porque não quis furá-la na altura); antes estava cheia de coisas e fazia-me confusão, porque a cozinha parecia sempre desarrumada. Agora, a volta que dei foi tal que só lá ficou o que vocês vêem; de qualquer das maneiras, estão lá ganchos vazios que poderão vir a ser necessários.


Por último, as chávenas do café, colocadas numa prateleira suspensa, por cima daquilo que eu chamo a minha "coffee station"; mais um aproveitamento de espaço vertical, as chávenas ficam mais à mão e saíram de um armário, mais uma vez libertando espaço dentro do mesmo Esta prateleira acabou por ser o único gasto que fiz nesta onda de organização da cozinha.

E só vos digo que ficou muito, mas muito melhor, estou mesmo satisfeita. Mais uma vez se confirma (ou pelo menos eu confirmo) que com pouco se consegue fazer muito... Basta querer, conseguir ganhar a motivação e pôr a imaginação a trabalhar, lol!

2 comentários:

  1. A minha cozinha demorou 4 anos a organizar e agora que acabei olho e penso daqui a uns meses terei de voltar a pensar em organizar de novo! É frustrante as cozinhas.. :X

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que a organização na cozinha nunca está terminada, há sempre qualquer coisa que podemos melhorar ou alterar! Não digo que seja frustrante, mas é uma tarefa que nunca está concluída, lol!

      Bj :)

      Eliminar