quinta-feira, 17 de julho de 2014

Eu e a Costura

Se vocês tivessem noção do tempo que eu demoro a ganhar coragem para começar um projecto tão simples como... pegas de cozinha, fartavam-se de rir (já lá vai mais de uma semana...).

Então e a quantidade de vezes que eu leio as instruções todas??

E o nº de vezes que eu meço tudo e mais alguma coisa??

E a asneirada que eu faço com a tesoura, já que sou incapaz de cortar a direito??

E... E... E... sei lá mais quantas coisas é que podia pôr aqui! Isto de querer aprender a coser sem quaisquer bases e ninguém a ajudar ou a quem recorrer para tirar dúvidas é giro!!!!!!

Entretanto, cheguei a umas quantas conclusões (poucas):

  • Preciso de um metro rígido, porque de fita métrica maleável não chego a lado nenhum; mas acho que já sei como é que vou resolver o assunto!
  • Preciso de encontrar uma mesa para corte (e marcação)... A tábua de engomar não dá lá muito jeito, porque eu atrapalho-me toda e às tantas acabo literalmente embrulhada nos tecidos!!! (Vá, riam-se à vontade a imaginar a cena, que eu até vos acompanho!)
  • Uma base de corte com as devidas marcações também dava jeito, mas para já nem vou pensar nisso.
  • E acima de tudo, preciso de perder o medo de estragar tecidos e aventurar-me mais e com mais frequência, senão nunca vou chegar a lado nenhum!

Para o último ponto, talvez facilitasse se não tivesse mais 2 a 3 pessoas no mesmo espaço; andamos sempre aos encontrões, logo, costura é só quando o pessoal está a dormir ou fora de casa (o que sem mim é raro); isto faz com que eu sinta que tenho que "costurar a correr"... O que me está a gerar stress e me leva a nem sequer começar nada porque "não vou ter tempo". (Pensando bem... Acho que vou mudar a costura para a sala de jantar e ocupar a respectiva mesa!)

Ah! Também me dava muito jeitinho descobrir como é que marco bainhas daquelas muuuito estreitinhas! Pelo que tenho lido parece que há um pé calcador específico para isso, mas eu não tenho e não faço a menor ideia de onde o arranjar e muito menos do preço, lol!

Se este post é um disparate? Pois é, mas pronto, foi o que se arranjou!

4 comentários:

  1. Não é disparate nenhum! Eu quando comecei a trabalhar com os tecidos tb acabava completamente enrolada no pano e, as margens de costura.... ai as margens de costura! Das duas uma, ou cortava imenso tecido e ficava com uma peça que tinha o dobro do tamanho que eu pretendia, ou então cortava tecido a menos e depois tinha que inventar... Uma desgraça! Revejo-me completamente no seu post...Mas não desanime! É assim mesmo! Vai ver que não tarda nada está uma expert! Beijinho!
    Graça (Gracinhas artesanato)

    ResponderEliminar
  2. no entanto, vai por aí muita coragem! eu nem sei fazer nada, e nem me atrevo a pegar em tesoura e agulhas! há blogs de costura que ensinam. por exemplo o "nomundodatatas.blogspot.pt", está sempre tudo muito bem explicadinho. quem sabe...boa noite. beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Encontrei um blog que indica como se pode fazer a bainha de lenço sem calcador; http://minhamoda-meuestilo.blogspot.pt/2013/01/pap-bainha-de-lenco.html
    Agora que dá bem menos trabalho fazer com o calcador dá, também me lembrei que outra alternativa ao acabamento é coser fita de viés.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Vee!!!!

      Já fui espreitar o link, dá trabalho, mas por agora serve.. Desde que eu consiga levar a agulha bem direitinha, lol! É uma questão de tentar e praticar bastante :)

      Um beijinho!!

      Eliminar