quinta-feira, 26 de junho de 2014

Um Bolinho para o Lanche

Já que no Domingo esteve praticamente um dia de inverno, resolvi fazer um bolinho para adoçar a boca das tropas cá de casa! Fiz um simples bolo de iogurte de morango, que recheei e cobri com um creme de manteiga e cacau.


Os ingredientes:

Para o bolo:
4 ovos
1 iogurte de morango (podem usar qualquer aroma ou até natural)
1 medida (o copo do iogurte) de óleo
2 medidas de açúcar
3 medidas de farinha

Para o creme:
150g de açúcar
75ml de água
250g de manteiga (usei creme vegetal com sabor a manteiga) à temperatura ambiente
1 c. sopa de cacau em pó

A preparação:

Bolo:
Bater bem as gemas com o iogurte; adicionar o açúcar e bater novamente; juntar o óleo e envolver; em seguida, juntar a farinha. Bater as claras em castelo bem firme e misturar no preparado anterior. Levar ao forno em forma bem untada e enfarinhada cerca de 35 minutos, a 180ºC.

Creme de manteiga:
Na Yammi, colocar o açúcar e a água e programar vel. 2/100ºC/7 minutos. Retirar a calda para outro recipiente e deixar arrefecer completamente.
Lavar o copo e colocar o misturador. Introduzir a manteiga em pedaços e bater 30 seg./vel. 4. Em seguida, programar 1min. 30 seg, colocar em funcionamento e deitar a calda em fio pela abertura da tampa. Finalmente, juntar o cacau também pela abertura da tampa e misturar 20 seg./vel.4.
Levar ao frigorífico durante algum tempo (no meu caso foram cerca de 2h) até que o creme adquira consistência para rechear e barrar o bolo.

A Montagem:
Com o bolo já frio, cortá-lo ao meio; barrar a parte de baixo com o creme de manteiga e cobrir com a outra metade do bolo. Em seguida, barrar a parte superior com o creme restante e decorar a gosto (eu usei bolinhas prateadas, porque era o que tinha em casa).

Bom Apetite!!

1 comentário:

  1. Costumo fazer de iogurte de côco e junto uma embalagem de côco ralado. Bolo de iogurte é a melhor invenção de sempre, fácil, rápido, dá para variar conforme os sabores e é delicioso.

    ResponderEliminar